A constante procura de jovens por questões de namoros e relacionamentos, sob a luz da DOUTRINA TRADICIONAL da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, nos levaram a criar este Blog. Embora o título do Blog seja JOVENS E NAMOROS, ele se destina a todas as pessoas, sejam JOVENS OU ADULTOS. Que Nossa Senhora nos ajude a levar orientação a todos os que procuram uma vida santa e de conformidade com os mandamentos da Lei de Deus e da Santa Igreja.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Príncipe encantado ou Princesa encantada ?


Não é difícil de se encontrar uma pessoa que se diz tímida para expor algum assunto publicamente.
Ser chamado para falar diante de um público, realmente não é fácil.

No entanto na intimidade de seu cantinho a pessoa não tem timidez.
O lugar onde as pessoas se sentem mais à vontade é na sua própria casa.
Imagine que você pode, nesse ambiente caseiro, se esconder atrás de um computador e então pode abrir seu coração sem que qualquer timidez lhe incomode, pois ninguém lhe vê e ninguém sabe quem você é.

Dessa forma as pessoas “soltam” seus sentimentos, suas “carências” e nesse jogo de sentimentos livres, acabam se apaixonando pela internet.
Por isso nos sites de bate-papo, ou de relacionamento, é preciso que se tome muito cuidado.

As pessoas criam uma imagem da pessoa que está no outro lado, sem saber quem exatamente ela é. O assunto, as palavras... tudo transporta a imaginação para fazer crer que do outro lado está um príncipe encantado ou uma princesa encantada.

Lembre-se bem. Príncipe e Princesa encantados só existem em estórias em quadrinhos.

Atrás da tela do computador, do outro lado, pode existir uma boa pessoa, claro. Mas tomem cuidado, pois nem sempre do outro lado a pessoa é quem a sua imaginação criou dentro de você.

As pessoas sonham, imaginam, e criam dentro de si mesmas uma imagem do Príncipe ou da Princesa encantada. O conjunto das situações, somado as tendências, somado ao clima de proteção e isolamento, faz com que aflorem sentimentos...

E assim, imperceptivelmente, a pessoa acaba se envolvendo sentimentalmente com quem “tecla” do outro lado.

Quantos enganos se vêem acontecerem na internet?

As pessoas se esquecem de que se trata de duas situações diferentes:
A primeira; é o ambiente de descontração, isolamento e proteção de seu cantinho na sua casa.
A segunda: é a realidade do encontro pessoal.

Mas a pessoa pode dizer: eu conheço todas as fotos da outra pessoa, eu sei como ela é.
Respondo: Meu filho e minha filha, se nem namorando se consegue conhecer direito a pessoa que se tem ao lado, como pode você dizer que conhece bem uma pessoa apenas pela internet?

Não se trata aqui de qualificar as pessoas da internet de boas ou más. Há pessoas boas e más em todos os lugares. É preciso tomar cuidado para separar as pessoas boas das más.
O que se quer mostrar é que na internet se cria um ambiente propício para IMAGINAR um príncipe e uma princesa, O QUE É BEM DIFERENTE DA REALIZADE.

DEPOIMENTOS COLHIDOS DE AMIGOS:

PRIMEIRO DEPOIMENTO:

Através da internet é sempre mais fácil conhecer alguém, não existe a timidez, não se sabe como é a pessoa, criamos uma imagem, idealizamos um personagem e nos apaixonamos pela aquela falsa imagem, ou melhor, a pessoa que idealizamos.

Algum tempo atrás devido à “famosa” carência minha grande amiga Victoria começou a buscar na internet o príncipe da sua vida, buscava por uma pessoa que preenchesse o vazio que ela sentia, uma vez que os relacionamentos onde existiam contatos pessoais não duravam, começou então a se enveredar por relacionamentos virtuais.

Victoria acabou se interessando por uma pessoa que conheceu através de um chat que chamou muito sua atenção. Começaram então a aquela gostosa amizade. E essa amizade foi tomando formas e cores. Ficaram conversando sem se conhecerem durante 2 meses. Assim, consideravam que já não era mais amizade, pois havia sentimentos, se falavam o dia todo, e já sonhavam em construir uma família.

Marcaram o encontro, aquela ansiedade do primeiro momento, frio na barriga, Duas noites sem dormir só imaginando como seria o encontro. Finalmente chegou o dia do encontro. Victoria já não via o momento de estar com seu “amor” virtual. E assim marcaram um encontro que ocorreu com uma sensação de medo e felicidade ao mesmo tempo. Quando ela chegou ao local combinado ele estava a sua espera, mas assim que viu Victória, ficou sério e a timidez aflorou. Sentaram em um lugar, conversaram... Victória começou a sentir uma angustia, pois a imagem que ela havia criado sobre ele não correspondia à realidade, e assim veio a decepção.

Mesmo assim, tentaram um namoro que durou apenas três semanas. Então Victoria tinha percebido que vivia uma ilusão, por que havia imaginado um personagem e o amor que ela sentia era apenas virtual por um personagem que jamais existiu. Príncipes e Princesas encantados não existem. Somos todos pessoas comuns com virtudes e defeitos.



SEGUNDO DEPOIMENTO:

Carlos era um internauta que se procurava “bater-papo” na internet descontraidamente. Numa dessas salas de “bate-papo” começou a fazer muita amizade. E como ele procurava sempre manter um nível bom de conversa, muitas meninas se interessavam por ele e queriam conhece-lo. E ele sempre se esquivava, alegando que não queria aparecer... Até que uma noite, Carlos ligou o computador... A noite estava esplendorosamente bela, a lua iluminava todas as coisas com seu brilho mágico... Uma musiquinha de fundo... e o computador ligado... Ou seja, tudo estava propício para que Carlos caísse no conto da internet. Naquela noite, estava na “sala de bate-papo” conversando, quando uma amiga dirigiu-lhe uma palavra mais carinhosa... Era o que estava faltando para Carlos se apaixonar...

Resumindo: Marcaram um encontro, num lugar bem público: um shopping. Ao chegarem lá ambos ficaram meio “escondidos” para ver de longe como era o outro lado... Porem como ninguém aparecia, e já passado quinze minutos Carlos resolveu aparecer primeiro. Foi caminhando devagar, fazendo “tipo” e indo em direção a mesinha central da praça de alimentação do shopping. Magda ao ver Carlos, resolveu se aproximar também meio tímida.

Se cumprimentaram, sentaram-se e pegaram o cardápio para escolherem o que iam beber e comer. É claro que ninguém estava prestando atenção no cardápio, mas estavam com a atenção voltada um para o outro. Demoraram a pedir, e enquanto isso iam pensando: “o que vou conversar?... travou tudo...”

Pediram refrigerante e lanche. Foi então que ambos resolveram conversar... Se olharam muito um ao outro ele pensou: “Nada de especial... ela é uma menina comum. Simpática é verdade, mas comum.” Enquanto isso ela pensava: “Minha nossa... como ele é diferente pessoalmente... essas piadinhas sem graça...”

O assunto girou sobre internet, “sala de bate-papo”, conhecidos comuns, e coisas do gênero. Ambos perceberam que não tinham nada em comum, e que Magda apenas tinha insistido para conhecer Carlos por que era extremamente curiosa, e queria saber quem era de fato.

Mas e o amor que sentiam? Fácil de responder: na internet gostar de alguém é muito fácil, mas quão diferente é a realidade. Ninguém mostra seus defeitos pela internet, apenas sorrisos e carinhos.

A amizade entre ambos continuou, mas agora que Magda e Carlos já sabiam quem eram, e como a realidade foi bem diferente do que virtualmente se imaginavam, as conversas foram diminuindo de intensidade, as palavras já eram outras, e nem assunto mais restava... Cada um acabou indo para um lado e assim, nem amizade sobrou.


(observação: os nomes dos depoimentos foram inventados)

Postagem escrita por Vivian e Jorge.

6 comentários:

  1. Gostei do texto. Espero que possa servir para orientar alguém.

    ResponderExcluir
  2. Parabêns pelo texto se encaixou em mim, parece que você escreveu para mim rsrs.
    Eu pensava que eu era tímida até minha familia,claro tenho vergonhar de apresentar trabalhos na escola seminários mas quando começo a falar me supreendo eu sempre supero. Na internet temos que tomar cuidado mesmo pois nem tudo que está na internet é verdade. Meu primeiro namorado eu conheci pela internet pois antes era um vicio a internet para mim hoje já não tem mais tanta graça, meu primeiro namorado conheci pela internet, foram uns 3 meses de conversa ele morava perto de onde eu moro, tinha 14 anos ele tinha 19 anos, conversamos, conversamos ate que um dia ele falou se a gente não podia se encontrar, bom eu falei que sim nos conhecemos confesso que fiz sem pensar meu anjo da guarda trabalhou muito nesse dia meus nem sabia!Namorei "escondido" não muito pois me entrego pelo olhar foram 3 meses "escondido" passou esses 3 meses teve minha formatura chamei ele e apresentei para minha familia e ele pediu para meus pais foram 3 anos hoje não estamos juntos por ele ser 4 anos mais velho do que eu não deu certo pois era nova não tinha muito expectativa de casar hoje tenho 18 anos penso em casar sim,mas antes não eu agradeço por ter conhecido ele pois se não tivesse conhecido ele não teria amadurecido como amadureci, não teria a cabeça que tenho hoje. Amadureci antes do tempo, amadureci mas valeu a pena hoje nos conversamos ele vai casar , fico feliz com isso, e eu to estudando,construindo minha vida, estou feliz ganhei experiência.Não acredito em princesa nem principe encantos e felizes para sempre pois não é um mar de rosas o relacionamento tem seus altos e baixos

    ResponderExcluir
  3. Parabêns pelo texto se encaixou em mim, parece que você escreveu para mim rsrs.
    Eu pensava que eu era tímida até minha familia,claro tenho vergonhar de apresentar trabalhos na escola seminários mas quando começo a falar me supreendo eu sempre supero. Na internet temos que tomar cuidado mesmo pois nem tudo que está na internet é verdade. Meu primeiro namorado eu conheci pela internet pois antes era um vicio a internet para mim hoje já não tem mais tanta graça, meu primeiro namorado conheci pela internet, foram uns 3 meses de conversa ele morava perto de onde eu moro, tinha 14 anos ele tinha 19 anos, conversamos, conversamos ate que um dia ele falou se a gente não podia se encontrar, bom eu falei que sim nos conhecemos confesso que fiz sem pensar meu anjo da guarda trabalhou muito nesse dia meus nem sabia!Namorei "escondido" não muito pois me entrego pelo olhar foram 3 meses "escondido" passou esses 3 meses teve minha formatura chamei ele e apresentei para minha familia e ele pediu para meus pais foram 3 anos hoje não estamos juntos por ele ser 4 anos mais velho do que eu não deu certo pois era nova não tinha muito expectativa de casar hoje tenho 18 anos penso em casar sim,mas antes não eu agradeço por ter conhecido ele pois se não tivesse conhecido ele não teria amadurecido como amadureci, não teria a cabeça que tenho hoje. Amadureci antes do tempo, amadureci mas valeu a pena hoje nos conversamos ele vai casar , fico feliz com isso, e eu to estudando,construindo minha vida, estou feliz ganhei experiência.Não acredito em princesa nem principe encantos e felizes para sempre pois não é um mar de rosas o relacionamento tem seus altos e baixos

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a matéria, que sirva de alerta para as pessoas, na net existe muita coisa boa, mas o perigo mora em todos os lugares tbm.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo Jorge!!!
    Como é bom ler estes depoimentos que são de grande valia em nossas vidas. Nós jovens estamos conectados a muitas redes sociais,temos muita facilidade com os meios tecnologicos e as vezes nos deparamos com este universo de oportunidades para encontrar uma pessoa que nos ame,respeite. Mas isto nem sempre ocorre...mas continuamos na busca,ou melhor a procura da felicidade....Mas devemos manter sempre os pés no chão.
    obrigada por fazer parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  6. Salve Maria!
    Ótimo texto, realmente ser tímido na "vida real"
    e entrar nesses sites de relacionamento para "encontrar alguém" pode ser um perigo, é frustante "namoro virtual"

    ResponderExcluir