A constante procura de jovens por questões de namoros e relacionamentos, sob a luz da DOUTRINA TRADICIONAL da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, nos levaram a criar este Blog. Embora o título do Blog seja JOVENS E NAMOROS, ele se destina a todas as pessoas, sejam JOVENS OU ADULTOS. Que Nossa Senhora nos ajude a levar orientação a todos os que procuram uma vida santa e de conformidade com os mandamentos da Lei de Deus e da Santa Igreja.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Sacramento do Matrimônio - Parte 1



Assustadoras são as estatísticas dos últimos decênios sobre o matrimônio. Quantos entrelaçam as mãos sem a bênção da Igreja! Como é grande e aterrador o número de divórcios! Quem pode medir a multidão das uniões infelizes e pecaminosas! O matrimônio é a raiz do gênero humano, do Estado e da Igreja. Não admira, pois, que o espírito maligno principie a sua obra de aniquilação exatamente pela raiz. Assim a humanidade ficará abalada, Estado e Igreja haverão de arcar com os vestígios dessa obra de aniquilação.
Muitos casamentos são infelizes porque são contratados e feitos sem a assistência do divino Espírito Santo.

Amor conjugal no Espírito Santo

Mas o que tem o Espírito Santo a ver com o matrimônio? Antes de tudo, é o Matrimônio um dos sete sacramentos, um canal de graças, e o Espírito Santo é o dispensador das graças merecidas por Cristo.
Quando os noivos estão diante do altar, não se encontram somente no círculo de Jesus Sacramentado, mas também sob os raios da graça do divino Espírito Santo, que pelo sacramento do Matrimônio dá um brilho ainda maior às graças recebidas nos sacramentos da Penitência e da Eucaristia. É Ele quem lhes comunica as graças sacramentais próprias, em virtude das quais podem os esposos cumprir os deveres espinhosos do estado conjugal.
Não quer isto dizer que o Espírito Santo deva derramar a abundância das suas graças sobre todos os que se encaminham para o altar das núpcias. Não! Ele deve ser convidado, deve-se invocar instantemente a sua assistência. Sim, já deve ser invocado na escolha dos nubentes. Como pode o Espírito Santo descer com as suas graças repentinamente sobre duas pessoas que o espírito maligno ajuntou, e que foram vinculadas unicamente pela sensualidade? Não é de admirar que esse vínculo se parta em breve.

Pe. Agostinho Kinscher, Ao Deus Desconhecido, Editora Mensageiro da Fé Ltda., Salvador, 1943, pp. 133 e ss. (Revista Catolicismo – novembro de 2010)

2 comentários:

  1. A paz de cristo,

    O Matrimônio é uma das maiores graças que o Senhor concede ao homem e a mulher, é o caminho mais belo e árduo de santidade. Se levarmos nossa matrimônio para Deus teremos famílias abençoadas, equilibradas e prontas para um futuro consciente do que é servir ao Senhor.
    Que Deus abençoe todos os matrimônios e Maria Santísima passe a frente das familias.
    Um abração com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Salve Maria Santíssima!
    Seu blog foi escolhido para ganhar o selo Troféu Blog Cristão 2011. Confira: http://cantinhodalissah.blogspot.com/2011/02/selo-trofeu-blog-cristao-2011.html

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir