A constante procura de jovens por questões de namoros e relacionamentos, sob a luz da DOUTRINA TRADICIONAL da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, nos levaram a criar este Blog. Embora o título do Blog seja JOVENS E NAMOROS, ele se destina a todas as pessoas, sejam JOVENS OU ADULTOS. Que Nossa Senhora nos ajude a levar orientação a todos os que procuram uma vida santa e de conformidade com os mandamentos da Lei de Deus e da Santa Igreja.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Combatendo as más inclinações e as paixões desregradas

Uma coisa que jamais devemos esquecer é que depois do pecado original, todos nós temos tendencia ao pecado. O homem que antes tinha o dom da integralidade, o perdeu com o pecado original e assim dessa forma nossas tendencias sempre devem ser vigiadas. Por isso devemos rezar e fugir das ocasiões de pecado. Deus fez "homem" e "mulher" para que um ajude o outro. Sejam namorados, noivos ou casados, juntos adquirem uma força grande na oração, na virtude e no caminho à santidade.

Para ilustrar o combate às más inclinações e às paixões desregradas, enfim à tentação, encontrei uma história no livro "Lendas do Céu e da Terra" escrito por Malba Tahan. Vejamos.

À BEIRA DO ABISMO

Bem equilibrado em seus magníficos esquis, um moço desliza rapidamente por uma pista através da floresta nevada. No termo da ladeira abre-se um barranco profundo. O jovem desliza com a rapidez da flecha; mas, a alguns metros do barranco, pára de súbito com movimento lento e firme. Ei-lo de pé, à beira do precipício, imóvel, como uma coluna de granito.

- Bravo! Magnífico! Onde aprendeste essa tão grande precisão? - exclamaram os companheiros.

- Não foi aqui que comecei, é certo - respondeu o hábil patinador. – Primeiro ensaiei, e mais de cem vezes parei em ladeiras menos perigosas. Agora sei travar os meus esquis à beira de qualquer abismo!

O caminho da vida, meu amigo, é também uma pista, com muitos barrancos, e hiatos profundos. E os que não ensaiam cem vezes deter-se na ladeira, resistindo bravamente à tempestade das paixões, acabam por cair no abismo e perder-se nele sem recurso. Exercitar a vontade é manter, constantemente, o espírito em estado de luta contra a autoridade avassaladora do corpo. A alma de quem cede sem resistência ao menor instinto, carecerá de firmeza, e uma confusão terrível lhe envolverá os pensamentos...

Tal verdade transluz na palavra do Senhor: "O reino dos céus deve ser conquistado, e só os violentos podem arrebatá-lo das nossas mãos".

A primeira condição dum caráter firme é lutar contra si mesmo e fazer reinar a ordem na floresta virgem das forças que o instinto, por vezes, torna desregradas.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Uma foto aos que vão namorar

A santa modéstia é fator de bom gosto. A boa educação, a inocência e a humildade, com respeito e dignidade.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Voce realmente ama?

Quem ama, respeita. Demonstre seu amor não "usando" seu namorado ou sua namorada. Acredite, ele ou ela é uma criatura preciosa que Deus lhe deu.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Quem quer namorar?

Abaixo está a foto dos pais de Santa Terezinha do Menino Jesus. Ler a história de como se conheceram é uma coisa boa. Recomento a leitura do livro "A Mãe de Santa Terezinha".

Recebi alguns e-mails de alguns jovens onde me pediam conselhos dizendo que estava muito difícil namorar nos dias de hoje. Uns diziam que “os homens não querem nada de sério”, outros diziam que “estava difícil de encontrar mulheres caseiras”.
Assim me vi na obrigação de escrever esta postagem. Se a orientação servir para os que me escreveram, fico feliz.
Antes de tudo procurei um padre amigo e expus o problema. Como eu poderia escrever alguma coisa para ajudar essas pessoas? Então recebi a orientação do sacerdote e repasso o que aprendi também.

Todos já ouviram alguém comentar: “esta moça é boa para casar” ou “este moço é bom para casar”. Eu pergunto, porque alguns jovens são considerados “bons para casar” e outros não? O que diferencia uns dos outros?

O que ocorre na verdade é a grande mentira do mundo moderno. O mundo moderno oferece um universo de coisas atraindo a juventude, e esses jovens muitas vezes desavisados e sem a formação adequada, se enveredam pelas modernidades e acham que fazendo isso atraem o sexo oposto, por que vivem “na moda”, na “crista da onda”, querem ser os primeiros a mostrarem que “são modernos”, e por aí vai...

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou há de afeiçoar-se a um e desprezar o outro.” (...) Mateus 6, 24.

Jovens ! Jovens ! Jovens! Prestem atenção!

“A casa dos ímpios será destruída; mas as tendas dos justos florescerão” Provérbios, 14, 11.

Se alguém atrai pessoas, não é por que segue a moda... somente...
E se atrair somente por isso... que coisa passageira. Tão passageira quanto a moda.
O que atrai pessoas boas e dura para sempre é a responsabilidade, é a bondade que se tem no coração, é ter personalidade firme. Não se pode ser como “areia que é arrastada com o vento da moda”. Deves ser forte como um rochedo defendendo sempre os BONS VALORES.
Não se deve ter medo de ser bom entre os maus. Deve-se defender a verdade, mesmo quando todos digam o contrario.

Esse é o problema da juventude de nossos dias. O casamento é o resultado do amor entre duas pessoas. E somente é capaz de amar verdadeiramente, quando se ama a Deus. Pois é o amor a Deus que nos faz amar o próximo. Atrair pessoa do sexo oposto pela sensualidade é o que tem de mais insignificante, pois toda a juventude passa e depois que a beleza se for, onde estará o amor? O Padre Antonio Vieira dizia: “Beleza é uma caveira bem vestida.” Grande verdade esta.
Quem atrai pela sensualidade o que espera que o outro procure?
Sejam virtuosos e façam questão de mostrar que são virtuosos, pois assim afastarás de ti os maus e atrairás os que querem realmente construir uma família.

“Ofereçam carniça, e aparecerão urubus. Ofereçam boas sementes e aparecerão pássaros.” – diz o ditado popular.

“A mulher prudente edifica sua casa; a insensata destruirá com suas próprias mãos a que já está feita”. Provérbios 14, 1.

Muitas pessoas estão cansadas das farsas do mundo moderno, da falta de seriedade, das modas inconseqüentes, dos costumes indecentes e estranhos...
As pessoas estão procurando pessoas conservadoras que sabem o que querem, que não “vão na onda” da moda e dos costumes incertos de hoje.

“Afasta-te do homem insensato, pois ele não conhece os ditames da prudência.” Provérbios 14, 7.

Quantos jovens perdidos nas brumas deste século de pecado, seguindo os exemplos das novelas de televisão, sem saber que rumo tomar e sempre a espera de alguma moda para seguir.... se enveredam pela vida inócua.
De repente, no meio dessa bruma espessa, alguém grita, alguém brada: Eu não concordo com isso. Eu tenho personalidade. Eu quero ser eu mesmo e não viver desesperado copiando os outros... Eu não tenho medo e nem vergonha de dizer que Nossa Senhora mora no meu coração... Então... quando se ouve esse brado.... começa a procura: “Quem teria bradado ?” Então o vento da fé dissipa a bruma e aparece o corajoso que teve a audácia católica de dizer: Eu não tenho medo de ser católico, eu sirvo a Deus e não a moda e nem os costumes pagãos de hoje...

“Eles passarão, mas tu permanecerás, e todos envelhecerão como uma veste” Epístola aos Hebreus 1, 11.

Então os incertos jovens olham para cima e vêem alguém que não tem medo de ser responsável, que não tem medo de ser católico, que não tem medo de formar sua família na educação cristã, que certamente saberá educar seus filhos... então esse alguém fica realmente em evidencia...

“O insensato será farto dos seus caminhos, e o virtuoso ficará superior a ele.” Provérbios 14, 14.

HOMENS E MULHERES, MOÇOS E MOÇAS, JOVENS ESCUTEM O QUE EU LHES DIGO:

SEJAM VIRTUOSOS, NÃO TENHAM MEDO DAS VERDADES DE SEMPRE...
SEJAM BOAS SEMENTES PARA ATRAIR BONS PÁSSAROS.

As verdades de sempre são perenes, mas as modas e os péssimos costumes do mundo de hoje passarão... e ainda mais, sereis julgados por Deus...
“Feliz o homem que teme o Senhor, e que põe suas delícias em cumprir os seus mandamentos. Poderosa será a sua posteridade sobre a terra; bendita será a geração dos justos.” Livro dos Salmos, 111 – 1, 2.

Fonte: http://casapiadossantosanjos.blogspot.com/2010/08/quem-quer-namorar.html

Maioria de adolescentes americanos é virgem por razões religiosas

Estudo da agência do governo americano Center for Disease Control and Prevention detectou que entre 2006 e 2008, 58% das moças e 57% dos rapazes de 15 e 19 anos se declaram virgens, noticiou EWTN News. Os números são basicamente os mesmos de análoga pesquisa efetivada em 2002.

A principal razão aduzida pelos jovens para se abster de relações sexuais pré-conjugais foi de que estas vão “contra a religião ou a moral”. 41% das moças e 35% dos rapazes deram essa resposta.Uma larga maioria dos adolescentes (76% das moças e 79% dos moços) declarou que não manteve relações sexuais no mês anterior ao inquérito.
O relatório é de junho de 2010 e leva o título “
Teenagers in the United States: Sexual Activity, Contraceptive Use, and Childbearing.
O relatório patenteou que políticas imorais e anti-vida promovidas para a juventude por organizações tipo PlannedParenthood estão desconectadas da realidade e procuram “afastar os jovens da moralidade e da influência religiosa” sob pretexto de “educação sexual”.

A proporção de adolescentes que perderam a virgindade atingiu o máximo em 1988 e desde então vem diminuindo. A influência de Maio de 68 e a falsa impressão de que a Igreja Católica aprovaria os desregramentos morais em decorrência do Vaticano II atingiu seu auge naquela data.

Porém, hoje os velhos hippies quase não têm seguidores e os seminários “progressistas” fecharam ou estão desertos.O relatório é mais uma constatação de uma imensa virada acontecendo em largos setores da juventude rumo ao conservadorismo, a família, a moral e a ortodoxia religiosa.

Reportagem extraída do site Instituto Plínio Corrêa de Oliveira

Um desafio, estar preparado para namorar!

“Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa.”(Exodo 3,5)

Somos territórios Santos, somos terras santas e mais ainda: somos a Imagem e Semelhança de Deus. Devemos nos cuidar, amar e vigiar para não cairmos em tentação.

O namoro é um maravilhoso tempo, no qual se começa a construção de uma família santa. Por isso, precisamos ter todo cuidado possível antes de iniciarmos qualquer relacionamento. Olhar para o próximo e ver nele a Sacralidade, ver que não está diante de mais uma pessoa, mas ver que você está diante de uma pessoa que foi sonhada, criada e amada por Deus. E que você deve entrar na vida dela para, em primeiro lugar, ser auxílio em sua santificação.

Na maioria das vezes, não é intencionamente, começasse a namorar para ferir o coração de Deus, mas infelizmente isso vem acontecido. Se fizessemos uma pesquisa constataríamos que o namoro tem feito milhares de jovens  sairem do projeto Divino, afastado da comunhão e muitos até da própria fé.

O Verdadeiro Amor te leva pra Deus. Pois, Deus é amor!

Por imaturidade, carência, falta de orientação, falta de oração e tantas outras coisas muitos jovens tem se perdido e junto com eles o projeto de Deus para vida deles. Plano e engano de satanás para nos tirar dos caminhos de Deus!!!

JOVENS,VÓS SOIS FORTES E VENCESTES O MALIGNO (1 João 2,14)

Queiram assumir e lutar pelos sonhos de Deus em vossas vidas. É possível! Muitas são chamados a “vida consagrada matrimonial”. Ou seja, viver em busca do céu, em busca da santidade no namoro, no noivado e no matrimônio. É possível? Sim! E muitas pessoas tem florido a Igreja com o namoro casto e fiel a Deus. Porém, devemos reconhecer que o verdadeiro namoro é dificil e desafiador. Pois  somos criados em uma sociedade onde o namoro é apresentado de forma errônia , é totalmente ao contrário do que realmente ele é. Existe um desafio lançado pelas novas comunidades e por aqueles que tomaram posse da palavra de Deus, esse desafio é chamado de caminho de namoro, ou seja, um tempo de oração para ver se de fato devem iniciar o namoro. A oração, a espera, o conhecimento, a amizade,a conquista e o acompanhamento levará aos dois e o seu orientador a concluir que é vontade de Deus que se inicie o namoro, que o sentimento é verdadeiro, e que estão preparados espiritualmente e piscologicamente para terem um namoro Santo e contribuirem com a Igreja neste grande desafio.

O namoro não pode começar somente por uma atração ou de qualquer jeito. É preciso rezar muito para ver se esta é a vontade de Deus. Muitas pessoas são colocadas em nossa vida para nos preparar para outras e até nos preparar para o chamado do Senhor para nós, e tantas vezes não sabemos discernir os nossos próprios sentimentos. “O amor é algo muito complexo e variado; chama-se amor a muitas coisas que são muito diferentes, mesmo que a sua raiz seja a mesma”.

Então, é nescessário muita oração, discernimento e acompanhamento para se iniciar um namoro. Namorar sem intenção de casar é pecado.

A santidade é vista por vários santos da Igreja como uma escada, e esse tempo de espera é um tempo de preparção para subirmos um degrau da santidade. Esse tempo também é o tempo propicio para o auto-conhecimento, para cura, principalmente da nossa afetividade e de nossa sexualidade.

Isso tudo com ajuda de um orientador espiritual e da pessoa com quem se pretende namorar. É tempo de sonhos, um tempo bonito e feliz, onde cada um conhece a realidade do outro em virtudes e fraquezas, onde se aprende com o outro, tempo onde Deus se manisfesta na pessoa do outro para ser seu Cirineu. Como é belo ver o amor nascer na simplicidade e na pureza de um sorriso de uma companhia de alguém que sonha em um dia ir para a morada eterna que é o Céu. Como é belo perceber que a inocência das crianças pode estar no coração de uma maneira simples e bela.

Como é belo perceber que juntos podem ser mais santos. Enxergar que temos uma missão juntos e que só os dois com a força do Espírito Santo e intercessão da Virgem Maria podem realizar.

E no fim dizer : “Como é belo esperar!” (Padre Pio)

Oh! Belissíma Esposa, nos ensine a sermos como a Senhora: uma mulher pura, doce, meiga e forte para que assim como a Senhora, possamos levar Jesus para o homem que o Senhor escolheu para estar ao nosso lado.

Que São José  castíssimo Esposo, da Virgem Maria, possa lhes ajudar homens a serem fortes e puros, que
ele interceda a Deus e peça que os seus olhos olhem para sua amada como ele olhou, cuidou e amou a Virgem Maria.

Ave Maria…

Com vosso o Filho. Oh! Mãe pia
Abençoai-nos: Oh! Virgem Maria

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Matéria publicada no Blog: http://vamosproceu.com/tag/namoro-santo-catolico/